Cuiabá, 17 de Dezembro de 2017

CinemaNews

Exibição de filmes nacionais nas escolas agora é lei

Por: Portal Brasil
Fonte: Portal Brasil

A partir de agora, a exibição de filmes e audiovisuais de produção nacional é obrigatória nas escolas de ensino básico por, no mínimo, duas horas mensais. É o que determina a Lei nº 13.006, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff e publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (27).A exibição de filmes nacionais constituirá componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola. A lei já entra em vigor a partir desta sexta (27).Para o senador Cristovam Buarque, autor do projeto, a ausência de arte na escola reduz a formação dos alunos e impede que sejam usuários de bens e serviços culturais na vida adulta. Ele defende que os jovens ficam privados de um dos objetivos fundamentais da educação, que, em sua avaliação, é “o deslumbramento com as coisas belas”.

Antes de ser aprovado…

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados aprovou em 14 de maio de 2012, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 7507, de 2010, de autoria do Senador Cristovam Buarque, que torna obrigatória a exibição de filmes de produção nacional nas escolas de educação básica. Defendido por todas as entidades do setor audiovisual, o projeto altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Já aprovado pelo Senado, o projeto tramitará agora em caráter conclusivo na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e caso seja aprovado sem qualquer alteração será encaminhado para ser sancionado pela Presidenta Dilma Roussef.

Por que o Cinema na Escola

De todos os seres viventes no nosso planeta o “homem” é o único capaz de produzir “arte”. Assim, desde os primórdios a arte faz parte de nossa vida, sempre nos diferenciando dos demais seres, pois por meio dela representamos o nosso mundo, expressamos nossos sentimentos e procuramos uma compreensão para aquilo que somos e fazemos.

Certamente que sem a “arte” nossa vida seria incompleta, por que não teríamos essa “linguagem” para expressar plenamente todas as nossas emoções e paixões. A linguagem cotidiana ou a linguagem científica dão conta de uma parte da realidade. No entanto, só a arte é capaz de dar conta daquilo que não pode ser enunciado, mas que ainda assim e por isso mesmo é essencial.

O Cinema, conhecido como a Sétima Arte, é uma nova maneira de expressarmos nossas idéias, sensações, opiniões; é um novo jeito de nos conectarmos com outras pessoas e com o mundo ao nosso redor. Antes do surgimento do Cinema, que ocorreu na passagem do século XIX para o século XX, isso era feito prioritariamente através das outras Seis Artes (Música, Dança, Pintura, Escultura, Literatura e Teatro). Mas, apesar de seu recente tempo de vida, o Cinema já nos trouxe muitas possibilidades de encantamento, reflexão e aprendizado.

O Cinema pode e deve ser utilizado como recurso didático para inserção dos temas transversais na sala de aula, propondo a ampliação do espaço de lazer e enriquecimento cultural da escola, incentivando a formação crítica e apreciativa, principalmente das produções brasileiras e locais.

Nosso Objetivo Geral é:

 - Inserir a arte do Cinema no processo de ensino-aprendizagem por meio de uma visão multidisciplinar como um meio de aproximar o público estudantil da narrativa audiovisual.

Nossos Objetivos Específicos são:

- Oportunizar aos educandos o acesso ao conhecimento da linguagem audiovisual;

- Apresentar o Cinema aos estudantes como sendo uma fonte de cultura e agente transmissor de conhecimento;

- Desenvolver a partir do gosto pelo Cinema, o senso crítico, estético e cultural sobre nossa localidade, nosso país e o mundo de modo geral;

- Possibilitar o debate inter e transdisciplinar em torno de temáticas atuais apresentadas através de filmes e documentários;

- Estimular que os alunos da rede pública municipal criem o hábito de frequentar o Cinema, estimulando assim o aprendizado cultural e artístico;

- Promover a integração e o desenvolvimento social, além de oferecer momentos de lazer aos alunos da rede municipal de ensino.

O aprendizado na Escola não pode se restringir unicamente ao cumprimento de horários, tarefas e exercícios, pois deve ir muito além do simples formalismo presente no repasse de conteúdos e trabalhos.

O aprendizado para ser plenamente alcançado necessita, muitas vezes, sair da rotina do dia-a-dia escolar. Assim, cabe as equipes pedagógica e administrativa da escola buscar alternativas, o que pode ser feito através de uma proposta como esta, pois o “Cinema” serve como um instrumento de debate e reflexão, tão importantes na formação das crianças e adolescentes.

 

 

Conteúdo relacionado